sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A necessidade de contar e os diferentes recursos utilizados

Com o desenvolvimento das atividades humanas, surgiu, de acordo com http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm#m10101, a necessidade de contar. O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.

A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.

No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.

No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.

Conforme Imenes(1999), além de pedrinhas, o homem usou outros recursos para auxiliá-lo nas contagens.
O próprio corpo teve um papel importantíssimo ao longo dos milhares de anos que se levou para criar os números.

De diferentes maneiras, as mãos eram utilizadas para realizar contagens.

3 comentários:

Anônimo disse...

bem legal esse teu blog, Patrícia, vou copiar meus trabalhos todos daqui, hehe...

Anônimo disse...

Gostei muito do conteudo. Me ajudou bastatnte em um trabalho!!!

victória mell disse...

vc me ajudou muito!copiei todo o blog no meu trabalho!rsrs!